Previsão para: 23/01/2021
Parapuã
30ºC
30ºC
Como surgiu a ideia
Segundo o Instituto de Economia Agrícola, a cadeira produtiva do amendoim no Estado de São Paulo responde por 90% da produção brasileira de amendoim e também concentra os demais elos que compõem o seu sistema agroindustrial, inserido nos mercados de confeitos e snacks, castanhas e nozes, assim como de óleos vegetais.
Visando a produtividade e necessidades dos produtores, foi aprovado pelo conselho administrativo, diretoria executiva e suplentes, no ano de 2016, o investimento de uma unidade para proporcionar aos cooperados os serviços de limpeza, secagem, armazenagem, benefício e blanching de amendoim.
Atualmente, as 9 (nove) unidades de venda de produtos agropecuários atendem diversos cooperados na região, totalizando área de plantio anual de 56.908 hectares na cultura do amendoim tipo Runner (rasteiro) alto oleico/granoleico IAC OL3.
Sementes certificadas
No ano de 2018, a Casul tornou-se produtora de sementes certificadas de amendoim, devidamente cadastrada no RENASEM do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), atualmente trabalhando com duas variedades importadas da Argentina, EC 98 e Granoleico, trazendo para seus cooperados sementes certificadas de altíssima pureza genética, para que produzam com qualidade aliada à produtividade.
Em junho de 2019, foi estabelecido convênio com a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), sendo essa parceria de extrema importância para o setor de amendoim, pois através de seus pesquisadores, desenvolverá novas variedades, mais produtivas e resistentes às pragas e doenças.
Processo produtivo e serviços prestados
Os plantios do amendoim são realizados a partir de setembro até dezembro (períodos das águas) e colheita de janeiro até abril do ano seguinte, tendo cultivares com ciclo de 90 a 140 dias. Essas plantações são instaladas normalmente em áreas de reformas de canaviais, reforma de pastagens e rotação de cultura com gramíneas.
Os produtores utilizam de sistemas de preparo de solo convencionais com grades e arados e plantio diretos sobre palhadas de cultura anteriores, além de utilizar de semeadoras de linha simples e linha dupla para melhor distribuição das sementes no solo.
Após o plantio na cultura são realizadas aplicações de fungicidas, inseticidas e herbicidas para manejo e controle de doenças, insetos e plantas daninhas, que podem ocasionar perdas durante o ciclo da cultura.
A colheita ocorre no ciclo de maturação com implementos e máquinas adequadas que realizam o arranque, inversão das vagens e expõem ao sol para a perda de umidade por um período de 24 a 48 horas, desta forma é feito o recolhimento com máquina colhedora onde as vagens são separadas das partes vegetativas da planta. Em seguida, o amendoim vai para o transbordo e de lá são vasculhados para caminhões que encaminham até uma unidade de limpeza, secagem e armazenamento do amendoim em casca para posterior comercialização.
A cooperativa e seus consultores técnicos fazem com excelência e dedicação o acompanhamento e suporte para estar ao lado dos cooperados e obter sucesso juntamente a eles, garantindo rentabilidade em todo o processo produtivo. Assim, os Engenheiros Agrônomos responsáveis por essas áreas prestam serviços de:
A unidade possui área total de 36.500,00 m² e áreas construídas:
Atualmente, a indústria trabalha com capacidade de recebimento é de 238 toneladas por dia, contando com balança rodoviária, moega, peneiras, 14 secadores, fornos, balança de fluxo e depósito de armazenagem com capacidade de 7.500 toneladas e controle de umidade e temperatura.
As estruturas de benefício e blanching estão em construção com previsão de inauguração, respectivamente, em setembro de 2019 e janeiro de 2020.